04/06/2013

Como iniciar o atendimento on line nas Instituições de Ensino Superior?

Hoje pela manhã, recebi um grupo de perguntas pela Rede Mebox (www.redemebox.com.br) que quero compartilhar com todos as respostas fornecidas na íntegra. Mais uma vez, estamos caminhando de maneira forte e consistente para o atendimento em formato digital para as nossas Secretarias Acadêmicas.

Quais são os serviços acadêmicos que devo colocar no requerimento online? E quais devem ser direcionados à coordenação / financeiro para o devido parecer? Ou seja, um serviço de trancamento essa solicitação deverá passar pelo o auto atendimento e ser direcionada para o coordenador dar o parecer em seguida o financeiro analisar e logo, após retorna para o auto atendimento finalizar no sistema. Muito Obrigada pelo Esclarecimento.

- Uai... vamos com calma e uma pergunta por vez para eu não me perder nas respostas.

De que forma parametrizo o atendimento on (requerimento online), ou seja, quais são os serviços acadêmicos que devem ser online?

- Inicie pelos documentos mais solicitados em sua Secretaria Acadêmica. Normalmente a “declaração de matrícula” é o documento mais solicitado. Todos os tipos de requerimentos devem ir para o meio digital. Precisamos apenas pensar em metodologias e adquirir tecnologia para tornar este trabalho viável.

E como devemos encaminhar para as coordenações para o devido parecer? E necessário desse parecer?

- Se tivermos um bom sistema acadêmico, este fluxo possivelmente estará disponível. Nos clientes da CONSAE, propomos um sistema que possui um “work-flow”, que faz todo o trâmite do documento respeitando as normas internas da Instituição. Caso o requerimento necessite ir a um Diretor ou Coordenador do Curso, o próprio sistema se encarregará de avisar a pessoa responsável e dirá o que deve ser realizado naquele procedimento. Em alguns casos o parecer de instancia superior se faz necessário, mas isso dependerá das suas normas internas (regimento/estatuto).

O estudante também deverá verificar o andamento da solicitação?

- Seria o ideal. Hoje podemos fazer este procedimento com total transparência, onde o estudante poderá verificar onde está o seu requerimento dentro do processo iniciado. A transparência é fundamental.

Você acha que devo colocar alguém responsável para verificar as solicitações on e encaminhar para as demais colaboradoras executarem?

- Se tiver um bom sistema acadêmico ou de fluxo (work-flow) o próprio sistema irá se encarregar de tudo. Ex.: chega um aluno transferido trazendo consigo os planos de ensino das disciplinas cursadas em outra IES. O Coordenador necessita avaliar os documentos para decidir se defere, indefere ou adapta o pedido de dispensa do aluno. O próprio sistema deverá levar ao Coordenador os documentos digitalizados, dando ao mesmo os prazos para que tal tarefa seja cumprida. Caso não cumpra no prazo, o próprio sistema deverá levar o processo daquele aluno para uma instância superior. Veja como não há intervenção humana após iniciado o processo ou procedimento.

Dessa forma a responsabilidade seria da Coordenadoria da Secretaria Acadêmica?

- Seria dos dois. A responsabilidade em analisar os documentos e os pedidos em prazos hábeis será da coordenação, enquanto que dar uma resposta ao aluno, fazendo o Controle e Registro Acadêmico deste procedimento será da Secretaria Acadêmica. Perceba que a responsabilidade é repartida entre os departamentos e pessoas envolvidas, uma vez que as duas participam de maneira ativa do procedimento.

Temos que pensar que, basicamente, quem irá definir este fluxo dos documentos e processos dentro das nossas organizações será o seu ordenamento interno, ou seja, regimento ou estatuto.

Eu penso que devemos informar outros departamentos, pois algumas situações podem ser de interesse destes como coordenação, captação e permanência dos alunos, financeiro, etc.

Cada vez mais teremos a figura da Inteligência Institucional - I2 dentro das nossas Instituições. Para que este sistema seja eficaz teremos que trabalhar de forma orientada e colaborativa de maneira que todos os departamentos de uma IES possa alimentar uma base de dados para colher seus frutos no momento determinado.

Pense em uma árvore que possa dar diferentes frutos, para diferentes pessoas, para diferentes objetivos e em diferentes momentos... isso será o seu I2. A sua organização não poderá funcionar sem está fantástica ferramenta que hoje é um regalo para poucos.

Um abraço e continuo à disposição.

Tiago Muriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário