21/05/2012

É preciso saber usar...


@TiagoMuriel: "@brunakmarques: @marthagabriel @tamairlines responde! Responde! Responde! #respondepresidentedatam" é preciso saber usar as mídias digitais.

A TAG (#respondepresidentedatam) mostrada acima tem sido utilizada no twitter nas últimas horas. Isso iniciou quando uma consumidora tentou utilizar o canal de comunicação disponível nesta mídia @tamairlines que não respondeu as demandas da cliente. Vamos aguardar o desfecho dessa história, mas neste momento o importante é o exemplo e saber trazer para o setor educacional estes canais de comunicação que utilizam mídias digitais para falar ao mercado.

Há alguns meses, fui falar para algumas escolas do SINEP/MG sobre redes sociais e a entrada delas nas mesmas, mas o que era uma simples conversa se transformou em desabafo.

Primeiro, duas escolas relataram os “perigos” de uma rede social, tendo em vista que as duas haviam experimentado e o resultado não foi muito bom. Nos dois casos as escolas foram atacadas pelos pais insatisfeitos de alguns alunos, tornando público o que até então estava sendo levado pontualmente.

Isso ocorreu por diversas razões, talvez a maior delas seja o fato destas escolas não terem realmente um canal para sanar problemas e dar respostas às dúvidas que se tornam angustias e frustrações dos pais.

Na prática o que ocorreu foi que os pais viram nestas redes uma forma de externar algum problema e compartilha-los com toda a comunidade na busca de soluções. A finalidade da rede criada que era interagir e trazer os pais para experiências extra classe foi totalmente desvirtuada.

É importante entender as mídias digitais e suas finalidades antes de qualquer projeto. É importante também estar preparado para imprevistos e estar preparado para fazer dos mesmos uma oportunidade. Externar as qualidades, sem esconder os defeitos, dando explicações sobre os mesmos nunca é visto de forma ruim. Mas deixar de responder, se omitir ou mesmo tirar o serviço do ar é sempre a pior das decisões.

Isso dá força às reclamações e o que poderia ser facilmente solucionado, ou melhor, o que poderia ter um impacto pequeno se torna uma grande pancada na imagem institucional da empresa. Os defeitos serão externados de forma incisiva o que provavelmente trará grandes perdas.

Por isso, lembre-se que para ter um canal de comunicação direto em uma mídia digital, é preciso que seu projeto esteja preparado para imprevistos e ter jogo de cintura fará sempre parte do jogo. Outra certeza é que a verdade virá a tona, sendo que maquiagens ou tampões serão possivelmente facilmente descobertos.


Aquela IES que levar para o meio eletrônico sua realidade, não correrá risco de ter refletida algo diferente, claro que o destaque serão seus pontos positivos, mas será necessário sempre dar respostas e explicações, sendo que o importante é que as mesmas sejam verdadeiras, objetivas e rápidas. Não se pode deixar o aluno falando sozinho, mesmo que esta fala venha através de uma mídia digital.

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