@TiagoMuriel:
"@brunakmarques: @marthagabriel @tamairlines responde! Responde! Responde! #respondepresidentedatam" é preciso saber usar as mídias
digitais.
A TAG (#respondepresidentedatam) mostrada acima tem sido utilizada no
twitter nas últimas horas. Isso iniciou quando uma consumidora tentou utilizar o
canal de comunicação disponível nesta mídia @tamairlines que não respondeu as
demandas da cliente. Vamos aguardar o desfecho dessa história, mas neste
momento o importante é o exemplo e saber trazer para o setor educacional estes
canais de comunicação que utilizam mídias digitais para falar ao mercado.
Há alguns meses, fui falar para algumas escolas do SINEP/MG sobre redes
sociais e a entrada delas nas mesmas, mas o que era uma simples conversa se
transformou em desabafo.
Primeiro, duas escolas relataram os “perigos” de uma rede social, tendo
em vista que as duas haviam experimentado e o resultado não foi muito bom. Nos
dois casos as escolas foram atacadas pelos pais insatisfeitos de alguns alunos,
tornando público o que até então estava sendo levado pontualmente.
Isso ocorreu por diversas razões, talvez a maior delas seja o fato
destas escolas não terem realmente um canal para sanar problemas e dar
respostas às dúvidas que se tornam angustias e frustrações dos pais.
Na prática o que ocorreu foi que os pais viram nestas redes uma forma de
externar algum problema e compartilha-los com toda a comunidade na busca de
soluções. A finalidade da rede criada que era interagir e trazer os pais para
experiências extra classe foi totalmente desvirtuada.
É importante entender as mídias digitais e suas finalidades antes de
qualquer projeto. É importante também estar preparado para imprevistos e estar
preparado para fazer dos mesmos uma oportunidade. Externar as qualidades, sem
esconder os defeitos, dando explicações sobre os mesmos nunca é visto de forma
ruim. Mas deixar de responder, se omitir ou mesmo tirar o serviço do ar é
sempre a pior das decisões.
Isso dá força às reclamações e o que poderia ser facilmente solucionado,
ou melhor, o que poderia ter um impacto pequeno se torna uma grande pancada na
imagem institucional da empresa. Os defeitos serão externados de forma incisiva
o que provavelmente trará grandes perdas.
Por isso, lembre-se que para ter um canal de comunicação direto em uma
mídia digital, é preciso que seu projeto esteja preparado para imprevistos e
ter jogo de cintura fará sempre parte do jogo. Outra certeza é que a verdade
virá a tona, sendo que maquiagens ou tampões serão possivelmente facilmente
descobertos.
Aquela IES que levar para o
meio eletrônico sua realidade, não correrá risco de ter refletida algo
diferente, claro que o destaque serão seus pontos positivos, mas será
necessário sempre dar respostas e explicações, sendo que o importante é que as
mesmas sejam verdadeiras, objetivas e rápidas. Não se pode deixar o aluno falando
sozinho, mesmo que esta fala venha através de uma mídia digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário