Hoje existe uma grande discussão sobre a segmentação das redes sociais. Orkut é para íntimos, Facebook para conhecer novos amigos, Linkedin está voltada para o mercado, e assim por diante.
A cada dia iremos nos deparar com redes sociais mais segmentadas. Mas se pararmos para analisar, na verdade, as redes sociais sempre foram segmentadas. O que estamos fazendo agora é apenas transportá-las para o meio eletrônico.
Percebam que eu tenho minha rede social com meus alunos em sala de aula, outra em casa com a minha família, outra em meu escritório com meus colegas, tenho uma menor no bar que frequento e assim por diante.
O que estamos vivendo é a “virtualização” dessas redes. Redes sociais sempre existiram desde que o mundo é mundo. Agora, com o mundo virtual teremos também as nossas redes sociais nesse formato.
O barato é ter a condição de se relacionar com todas elas partindo de um só lugar, a sua conexão. Isso só é possível pela evolução que os mobiles trouxeram a todo o mundo. A mobilidade, a condição de estar sempre conectado, talvez alguns com a obrigação de estar sempre conectado. A existência da expressão on off é cada vez mais repudiada em um mundo em que devemos estar sempre on.
Acredito que o início do parágrafo anterior deveria trocar a palavra “lugar” por “condição”. Isso porque hoje você não se conecta somente do seu computador. Isso é passado! Você existe nas nuvens, na grande Noosfera criada entorno de nosso planeta.
Para ter acesso aos seus dado, às suas redes, aos seus correios, não há mais a necessidade de se ter um PC (do inglês personal computer), mas a condição de acessar a internet seja seu ou não o aparelho que lhe permita isso.
Hoje vivemos essa realidade. A busca das gigantes que lidam com soluções para o meio eletrônico possuem um objetivo claro em oferecer um local onde ocorrerá a virtualização do PC, tendo em vista que o mundo será dos mobile.
Inicia-se aqui uma nova discussão: estamos ou não na era pós-PC? Mas isso, deixaremos para uma próxima oportunidade.
O importante lembrar é que hoje temos redes sociais virtuais para tudo e para todos e a tendência é a de que isso aumente a cada minuto. Hoje, temos no mercado redes sociais para pessoas feias (The ugly bug ball), para pessoas solteiras e com o mesmo ideal político (Droite Rencontre), para pessoas que amam a natureza (Ecolorencontre), para mulheres quarentonas (fr.allocougar.com/), e podem acreditar, temos uma rede social para mulheres que buscam conforto e estabilidade econômica em bons relacionamentos (fr.allocougar.com/) e assim o mundo segue.
Espero que tenham gostado da leitura e que a mesma tenha sido proveitosa.
Um abraço a todos, Tiago Muriel.
03/05/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário