Olá pessoal, bom dia!
Muitos tem me perguntado o porquê ou o que leva uma Instituição de Ensino a implantar uma Autoridade Certificadora Interna (AC Interna ou Própria). Participei do projeto de três Instituições que possuem a AC Própria para emissão de certificados digitais para a sua comunidade.
Como sabemos para se dar valor jurídico a um documento ou processo eletrônico o melhor caminho é o da certificação digital. A instalação de uma AC Própria possibilita à Instituição a criação/manutenção de diversos projetos, sendo o de maior destaque os Diários de Classe Eletrônicos.
Neste projeto específico temos a união do documento eletrônico (diário de classe) e da assinatura do professor (no formato digital – certificado digital). Perceba que sendo os certificados digitais emitidos pela própria Instituição a condição na sua emissão, gerenciamento e revogação são simplificados, sendo feita muitas vezes na sala dos professores, onde os mesmos receberão todas as orientações necessárias para o andamento do projeto de forma satisfatória.
Muitos acreditam que a rejeição ao projeto seja menor dessa forma, pois não envolverá terceiros, uma solução “caseira”, iniciada, gerida e terminada internamente, muitas vezes lideradas pelos professores que se sentem mais à vontade com a tecnologia. Lembro-lhe apenas que solução “caseira” não significa “gambiarra”, “meia boca” ou solução “manca”.
Desta maneira, percebemos no País a aparição dos primeiros diários de classe eletrônicos certificados digitalmente. Ainda uma realidade rara, mas que a cada semestre vai se tornando mais próxima.
Espero que esta realidade se transforme na de muitos em um curto espaço de tempo.
Abraços, Tiago Muriel.
31/01/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário