25/07/2011

As IES se preocupam apenas com o seu arquivo... um momento para reflexão.

A documentação dos alunos é algo sempre muito complicado para as Instituições de Ensino. Realmente e perpetuidade é algo que incomoda e acumula. Mas para isso existe uma legislação que é clara e realmente nos norteia. Nosso objetivo deve ir além desse “pequeno” problema, pois entendo que a preparação deverá ser não somente para ter os nossos arquivos em meio digital. Acredito que o desafio será transferir nossos serviços para o meio eletrônico diante de uma realidade que a cada dia se aproxima mais.

Em Indiana, nos EUA, foi anunciado que os alunos não terão mais aula de escrita manual como disciplina obrigatória. O entendimento é que a digitação (antiga datilografia) e contato com as mídias eletrônicas estão sendo mais exigidas devendo assim, na visão do referido estado, ser privilegiada. Não defendo a atitude do estado norte americano, que isso fique claro, mas a pessoa que não entende ou não consiga ser relativamente veloz na frente de um teclado ou qualquer mídia eletrônica está sendo excluída cada vez mais do mercado de trabalho e sociedade que a cada dia se apresenta mais “virtualizada”. Essa atitude deverá ser aplicada em outros estados dos Estados Unidos ainda para o próximo ano letivo.

Uma das motivações ou justificativas são os novos estudos mostrados pela corrente do “cibridismo” que a cada dia ganha um embasamento maior, apresentando novos estudos e resultados de pesquisas. Antropólogos, já iniciam defesas de que devido à facilidade que temos em localizar a informação, muitas vezes nosso cérebro está deixando de guardá-las por entender que temos um novo local de armazenamento, no caso o meio eletrônico. Inicia-se dessa forma a discussão de que o meio eletrônico realmente irá trazer uma transformação não somente em nossa vida social (o que já pode ser percebido claramente por todos), mas possivelmente em nosso corpo.

Com a inovação cada vez maior dos mobiles temos a certeza de acessar informações a qualquer hora e em qualquer local, não sendo necessário muitas vezes memorizar um endereço ou mesmo um simples número de telefone.

É necessário que as Instituições de Ensino percebam e acompanhem essa mudança, até porque a mesma trará para as salas de aula uma nova realidade que afetará alunos, professores e as metodologias até então utilizadas. Devemos entender que o volume de informações geradas e acessadas pelo homem hoje, juntamente com o meio eletrônico trarão mudanças significativas, rápidas e que necessitarão serem trabalhadas e atendidas.

Um abraço a todos, Tiago Muriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário